Menegotti – Sistema Gestão de Qualidade

Conheça o Sistema Gestão de Qualidade Menegotti.

Através do Sistema de Gestão, o Grupo Menegotti esforça-se para continuamente estar atendendo a todos os clientes da melhor forma possível, servindo de produtos de qualidade e sempre com o cuidado socioambiental. 

Confira a seguir o Procedimentos de Controle do Grupo que fazem com que a marca Menegotti seja referência em qualidade no segmento da Construção Civil.

 

• Inspeção de Recebimento Menegotti.

A inspeção no recebimento é feita para assegurar a qualidade das peças recebidas de terceiros. A prevenção de não conformidades poderá eliminar problemas no início do fluxo antes se serem enviadas para a montagem ou para a solda.

Este controle é feito com instrumentos de medição de alta precisão, como paquímetros, micrometros e súbitos, além de planilhas de skiplote (frequência de inspeção).

Quanto menor a incidência de casos de não conformidade junto a fornecedores e maior confiabilidade em relação aos processos dos mesmos, inspeções são reduzidas, evitando custos de processo desnecessários. Porém peças que são consideradas essenciais e que remetem a segurança do equipamento, são inspecionadas sempre em sua totalidade.

 

Inspeção de recebimento Menegotti

 

• Inspeção final de Linha de Montagem Menegotti.

É realizada a inspeção visual, funcional e técnica em cada betoneira montada no final da linha, logo antes dela ir para o pátio e despacho.

O inspetor de linha analisa os pontos de solda, a pintura, as conexões, os parafusos e testa a máquina ligada por um período de 30 segundos, no qual observa todos os eixos de giro da máquina.

Quando observado uma não conformidade, o inspetor a identifica e a segrega para retrabalho. Além do mais, é medido o nível de ruído, o que pode sinalizar algumas questões a serem revistas em relação a montagem e/ou qualidade de insumos e matéria prima no equipamento.

Do mesmo modo, nenhuma betoneira Menegotti pode sair sem o adesivo de “Certificado de Qualidade”, adesivo dado pelo inspetor de linha, assim sendo, possível garantir a melhor qualidade do produto.

 

Encaminhamento para a Inspeção Final Menegotti

 

• Liberação de Setup Menegotti.

No inicio do processo, é analisado todo o material recebido para iniciar a produção de itens.

Durante o processo de produção, é realizado testes intermediários com intuito de detectar melhorias antes da chegada ao final da linha.

Entre um procedimento de montagem e outro, realiza-se também o teste chamado “LP”, que consiste na aplicação de um líquido penetrante da cor vermelha em um ponto de solda.

Nesse teste, após 10 minutos da aplicação, é adicionado o líquido revelador de cor branca (no lado oposto). Nessa parte, a peça soldada é aprovada caso não seja revelado nenhum ponto vermelho na solda do lado aonde foi passado o revelador.

 

• Homologação de Produtos Menegotti.

Em busca do melhor custo-benefício, a Menegotti está sempre pesquisando por novos materiais e novas ferramentas, gerando demanda de várias amostras para realização de testes.

Em uma cooperação entre engenharia e qualidade, testado uma nova correia juntamente com tambor de protótipo.

Ou seja, a aprovação e homologação de novos fornecedores, de novos produtos e novos modelos de produtos, também é trabalho da qualidade!

 

• Teste de Fuga de Corrente nas Betoneiras Menegotti

Toda máquina durante a inspeção é posicionada sobre a base metálica no chão e ligada durante 30 segundos. Caso as partes externas da máquina estejam energizadas incorretamente, devido à má instalação ou mau contato, o detector de fuga de corrente desarma o disjuntor redirecionando a corrente para a terra.

Com esse sistema de inspeção, os clientes têm a garantia de maior segurança com relação a descargas elétricas indesejadas.

 

• Banho da pintura Menegotti.

Realizados os acompanhamentos e testes no banho de produtos químicos, observado o nível de PH, titulação, controle da velocidade da monovia e temperaturas dentro do forno. O PH é medido com um pHmetro de bancada com uma amostra do banho.

Já a titulação é um teste feito adicionado gradualmente compostos químicos até que se tenha a concentração da solução, observando-se os valores do painel de controle da pintura.

Pintura Menegotti

 

• Exportação para 40 países a mais de 4 anos – nossos diferenciais:

Carregados mensalmente alguns containers para o mercado interno, e também para o mercado externo (exportação) para as mais variadas partes do mundo.

As cargas exportadas viajam para milhares de quilômetros de distância até o cliente final.

Para prevenção de imprevistos, bem como, problemas com peças faltantes, errôneas e/ou avariadas, é feito a inspeção completa, e assim então, um relatório de comprovação.

O carregamento é acompanhado por integrantes da qualidade, que assim, além de conferirem a carga, contabilizam e fotografam os itens de como estão sendo carregados, assim então, assegurando o envio correto da mercadoria.

 

Menegotti North America

 

 

 

Leia mais:


 

 

Menegotti Casa e Campo Desempenadeira Elétrica Menegotti Fundo Triplo Menegotti
Conheça a Menegotti Casa e Campo

 

Nova maneira para dar acabamento ao reboco

 

Única Betoneira do Mercado com tambor
de Fundo Triplo

 

Grupo Menegotti Participa da ENAFRAN 2022
Sou muito grato pela oportunidade que a
Menegotti me proporcionou e por todos que
fizeram parte dessa história
Grupo Menegotti faz parceria com a Unisociesc
para implementar laboratório Menegotti Lab
(Menlab)

 

 

Betti