Conheça o Sistema Gestão de Qualidade Menegotti.
Através do Sistema de Gestão, o Grupo Menegotti esforça-se para continuamente estar atendendo a todos os clientes da melhor forma possível, servindo de produtos de qualidade e sempre com o cuidado socioambiental.
Confira a seguir o Procedimentos de Controle do Grupo que fazem com que a marca Menegotti seja referência em qualidade no segmento da Construção Civil.
• Inspeção de Recebimento Menegotti.
A inspeção no recebimento é feita para assegurar a qualidade das peças recebidas de terceiros. A prevenção de não conformidades poderá eliminar problemas no início do fluxo antes se serem enviadas para a montagem ou para a solda.
Este controle é feito com instrumentos de medição de alta precisão, como paquímetros, micrometros e súbitos, além de planilhas de skiplote (frequência de inspeção).
Quanto menor a incidência de casos de não conformidade junto a fornecedores e maior confiabilidade em relação aos processos dos mesmos, inspeções são reduzidas, evitando custos de processo desnecessários. Porém peças que são consideradas essenciais e que remetem a segurança do equipamento, são inspecionadas sempre em sua totalidade.
• Inspeção final de Linha de Montagem Menegotti.
É realizada a inspeção visual, funcional e técnica em cada betoneira montada no final da linha, logo antes dela ir para o pátio e despacho.
O inspetor de linha analisa os pontos de solda, a pintura, as conexões, os parafusos e testa a máquina ligada por um período de 30 segundos, no qual observa todos os eixos de giro da máquina.
Quando observado uma não conformidade, o inspetor a identifica e a segrega para retrabalho. Além do mais, é medido o nível de ruído, o que pode sinalizar algumas questões a serem revistas em relação a montagem e/ou qualidade de insumos e matéria prima no equipamento.
Do mesmo modo, nenhuma betoneira Menegotti pode sair sem o adesivo de “Certificado de Qualidade”, adesivo dado pelo inspetor de linha, assim sendo, possível garantir a melhor qualidade do produto.
• Liberação de Setup Menegotti.
No início do processo, é analisado todo o material recebido para iniciar a produção de itens.
Durante o processo de produção são realizados testes intermediários com intuito de detectar melhorias antes da chegada ao final da linha.
Entre um procedimento de montagem e outro, realiza-se também o teste chamado “LP”, que consiste na aplicação de um líquido penetrante da cor vermelha em um ponto de solda.
Após 10 minutos da aplicação, é adicionado o líquido revelador de cor branca (no lado oposto). Nessa parte, a peça soldada é aprovada caso não seja revelado nenhum ponto vermelho na solda do lado onde foi passado o revelador.
• Homologação de Produtos Menegotti.
Em busca do melhor custo-benefício, a Menegotti está sempre pesquisando por novos materiais e novas ferramentas, gerando demanda de várias amostras para realização de testes.
Em uma cooperação entre engenharia e qualidade, testado uma nova correia juntamente com tambor de protótipo.
Ou seja, a aprovação e homologação de novos fornecedores, de novos produtos e novos modelos de produtos, também é trabalho da qualidade!
• Teste de Fuga de Corrente nas Betoneiras Menegotti
Toda máquina durante a inspeção é posicionada sobre a base metálica no chão e ligada durante 30 segundos. Caso as partes externas da máquina estejam energizadas incorretamente, devido à má instalação ou mau contato, o detector de fuga de corrente desarma o disjuntor redirecionando a corrente para a terra.
Com esse sistema de inspeção, os clientes têm a garantia de maior segurança com relação a descargas elétricas indesejadas.
• Banho da pintura Menegotti.
Realizados os acompanhamentos e testes no banho de produtos químicos, observado o nível de PH, titulação, controle da velocidade da monovia e temperaturas dentro do forno. O PH é medido com um pHmetro de bancada com uma amostra do banho.
Já a titulação é um teste feito adicionado gradualmente compostos químicos até que se tenha a concentração da solução, observando-se os valores do painel de controle da pintura.
• Exportação para 40 países a mais de 4 anos – nossos diferenciais:
Carregados mensalmente alguns containers para o mercado interno, e também para o mercado externo (exportação) para as mais variadas partes do mundo.
As cargas exportadas viajam para milhares de quilômetros de distância até o cliente final.
Para prevenção de imprevistos, bem como, problemas com peças faltantes, errôneas e/ou avariadas, é feito a inspeção completa, e assim então, um relatório de comprovação.
O carregamento é acompanhado por integrantes da qualidade, que assim, além de conferirem a carga, contabilizam e fotografam os itens de como estão sendo carregados, assim então, assegurando o envio correto da mercadoria.
Leia mais: