Metas Claras, Progresso Sustentável: A Estratégia ESG do Grupo Menegotti

Em uma era onde a sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial estão no centro das estratégias denegócios, o Grupo Menegotti destaca-se pelo seu compromisso em alinhar suas operações com diretrizes ESG (ambientais, sociais e de governança). Com objetivos claros definidos no documento “Atitudes Sustentáveis 2020” e uma visão direcionada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a empresa se posiciona como uma defensora da construção de um mundo mais sustentável. Para entender melhor o posicionamento do Grupo, conversamos com a CEO, Pauline Menegotti, acompanhe a seguir.

ALEC: Como o Grupo Menegotti entende a importância do compromisso com a sustentabilidade para o seu setor e para a sociedade em geral?

Pauline Menegotti: Entendemos que ao adotar uma agenda ESG, estamos ajudando na construção de um mundo melhor e mais sustentável, que é justamente o nosso propósito. Temos o compromisso de tornar nossas marcas e processos cada dia mais sustentáveis com responsabilidade ambiental, social e econômica.

 ALEC: Quais foram os principais desafios ao incorporar práticas ESG no dia a dia dos da empresa?

 Pauline Menegotti: Temos vários desafios, mas posso elencar os três principais. Encontrar um equilíbrio nos médio e longo prazos entre as preocupações ESG (ambiental, social e econômica) e definir como elas afetam a empresa e os grupos de interesse relacionados; gerenciar o impacto na sociedade e identificar as oportunidades de desenvolvimento sustentável para então criar valor compartilhado e, por fim, cumprir todos os compromissos assumidos. Nossos objetivos foram materializados através do documento “Atitudes Sustentáveis 2020” e sendo conduzidos por uma linha de trabalho voluntário de acordo com as ODS (Desenvolvimento Sustentável – as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Nosso desejo é atingir o nível de maturidade 4-5 em grande parte dos temas das dimensões sustentáveis aplicáveis à empresa até 2030. Todos os anos evoluímos um pouco, o que nos leva a crer que esse resultado sim, é possível.

ALEC: Quais ações e investimentos estão sendo feitos para garantir que a empresa atinja o nível de maturidade desejado até 2030?

 

Pauline Menegotti: Éum conjunto de ações. No pilar ambiental, temos como premissas dar destino a 100% dos materiais utilizados e reduzindo desperdícios em todo o processo produtivo. Vamos plantar árvores até 2030 para reduzir o impacto que geramos sobre o efeito estufa e reaproveitamos desde de 2021 a água da chuva – com intuito de cada vez mais também consumir menos  água no processo de produção da betoneira, por exemplo. No refeitório distribuímos copos de acrílico em substituição aos de plásticos descartáveis, recentemente fizemos uma horta própria, produzimos peças com componentes reciclados e as lâmpadas fluorescentes e incandescentes foram substituídas pelo sistema LED o que proporcionou 70% de economia de energia. No pilar social, temos o compromisso de habilitar 1% da comunidade em construção civil local em construção, além de zerar os acidentes. Também temos a meta de possuir dentro da empresa áreas com mulheres trabalhando aonde atualmente possuímos apenas homens, aumentar o número de lideranças Menegotti formados dentro de casa, queremos implantar o Programa

Empresa Cidadã e ter cuidados específicos para as mulheres mamães. Importante mencionar que 40% dos jovens aprendizes serão contratados até o fim desse ano. Vamos também aumentar a participação da compra em insumos nacionais e de fornecedores locais, promovendo a movimentação da economia local. Incentivamos o voluntariado e, por fim, não menos importante, o cuidado com a saúde física e mental, possuímos um local em Jaraguá do Sul, dedicado a atividades esportivas disponível ao colaborador, seus dependentes e também à comunidade. Nosso desejo é fornecer cada vez mais atividades e programas que sirvam para estimular o cuidado com saúde / atividade física

Já no pilar de governança, temos como meta ampliar a receita líquida anual gerada através de novos produtos. Já realizamos Feiras de Ciência e Inovação na cidade estimulando mais pessoas a terem contato com a tecnologia – indústria 4.0, robôs, outros. Somos parceiros de universidades e escolas, temos o MENLAB dentro de uma instituição de ensino promovendo o desenvolvimento de futuros engenheiros. Destinamos impostos para projetos sociais relevantes e disponibilizamos internet a mais pessoas. Nosso código de ética é que permeia todas as nossas relações com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidade. Realizamos campanhas sobre cuidados financeiros, distribuindo cofre para organização financeira e conscientização de uso de bens, bem como palestras e eventos educativos sobre economia financeira, malefícios de fumar, semana Sipat de prevenção a acidentes, entre outros temas. Implantamos assinatura digital que colaborou para a agilidade de procedimentos, economia financeira e segurança jurídica. Também implantamos comitês para dar suporte à diretoria executiva na tomada de decisões estratégicas.

ALEC: Como a contribuição para os ODS se integra à estratégia de negócios da empresa?

Pauline Menegotti: Temos uma matriz estratégica que nos norteia perante os desafios futuros. Entendemos que o investimento do ESG nos traz resultados em diversos prismas do negócio – fidelização de colaboradores, conscientização de clientes, valor a comunidade, outros. Ele reflete acima de tudo o propósito da companhia para gerações futuras.

Betti