Cinco empresas de Jaraguá do Sul estão na lista das indústrias pioneiras na cidade.
Com base nas documentações do Arquivo Público do Município – Eugênio Victor Schmöckel, foi realizada, pela historiadora Silvia Kita, uma pesquisa que identificou quais foram as primeiras empresas registradas em Jaraguá do Sul. Diante dos registros, cinco indústrias continuam em funcionamento, e algumas delas entraram para o seleto hall de empresas centenárias de Santa Catarina.
A lista é liderada pelo Grupo Malwee, que iniciou as atividades em 1906 pelo casal Wilhelm e Bertha Weege. Na época, a empresa funcionava como um comércio (atafona, queijaria e açougue), expandindo as atividades do ramo alimentício no ano de 1948, quando Wolfgang Weege assumiu a empresa dos pais. Em 1950, alternou para um posto de gasolina com loja de conveniência e na década seguinte desativou o frigorífico, mudando para uma nova atividade industrial, iniciando a indústria têxtil e de moda brasileira mais reconhecida no país, a Malwee malhas Ltda (atual Grupo Malwee).
Seguindo a lista, em 1923, fundou-se uma fábrica de chapéus pelo casal de imigrantes italianos João e Christina Marcatto, com fabricação de chapéus de palha extraída das fibras de madeira, muito presentes na cidade. Os primeiros modelos produzidos foram os chapéus Santos Dumont e Pinheiro Machado. No ano de 1950, os filhos assumiram o negócio da família, expandindo a visão e a dinâmica dos projetos da empresa. Na década seguinte, a empresa passou a ser chamada de Marcatto S/A, alçando sucesso com o chapéu Panamá. Atualmente, a empresa conta com uma extensa linha de produtos além dos chapéus.
A terceira empresa da lista é a Firma Gumz (atual Choco Leite). Gustavo Gumz instalou na cidade uma pequena casa comercial em 1923, que prosperou, e então, quatro anos depois, expandiu o negócio, abrindo uma fábrica de lacticínios com o nome de “Sant Ana”. Foi em 1944 que a empresa passou a se denominar Gumz Irmãos LTDA e, em 1959, lançou as famosas garrafinhas Choco Leite, que até hoje são encontradas e comercializadas na garrafinha ‘original’, também estão presentes em garrafas de plástico, em pó e na caixinha.
A quarta empresa encontrada nos registros da lista é a Duas Rodas. Fundada em 1925 pelo casal Hildegard e Rudolph Hufenüssler, foi a primeira empresa brasileira produtora de óleos essenciais para a indústria de alimentos e bebidas. Em 1935, passou a exportar seus produtos para o Uruguai e para a Europa, alterando seu nome em 1938 para Indústrias Reunidas Jaraguá S/A. Só em 1992 mudou o nome para Duas Rodas, passando a ser uma das maiores fabricantes de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas.
A quinta empresa da seleta lista das indústrias pioneiras de Jaraguá do Sul é a Menegotti Indústria Metalúrgica (atual Grupo Menegotti). Fundada em 25 de maio de 1940, Erwino Menegotti e sua esposa, Maria Kanzler Menegotti, iniciaram uma ferraria e fábrica de carroças, dedicando-se à fabricação de ferraduras, machados, enxadas e foices. Com um olhar atento aos negócios, Erwino Menegotti lançou implementos agrícolas (roçadeiras, secadores e resfriadores de arroz). Expandindo os negócios, passou a produzir máquinas e equipamentos para a fabricação de tubos de concreto, e foi então que, em 1965, criou a Metalúrgica Menegotti. Em 1967, produziu a primeira betoneira da empresa, o produto que tornou a companhia líder do setor no Brasil e na América Latina.
Em 2003 assumiu-se o Grupo Menegotti, incorporando a Menegotti Indústrias Metalúrgicas à empresa Menegotti Fundidos. Atualmente, há quatro unidades de negócios que formam o grupo: Menmaq (Menegotti Máquinas para Construção), MenFer (processamento de aço), MenTec (distribuição de produtos) e a Menegotti North America (com sede em Atlanta – EUA).
Outro detalhe é que, dentre a lista das empresas, estão algumas características similares presentes entre as cinco: todas começaram como pequenas fábricas ou comércios, são empresas familiares de sucesso e que se reinventaram com o passar dos anos: focando em sustentabilidade, novos produtos e a maioria no mercado internacional, de acordo com Silvia Kita.