Linha do Tempo

1940
1950
1963
1967
1980
1988
1993
1995
1996
1999
2003
2004
2009
2010
2012
2013
2014
2016
2017
2018
2020
1940

Início: O casal formado pela Sra. Maria Kanzler Menegotti e o Sr. Erwino Menegotti abraçou o sonho da criação de seu próprio negócio. Em uma época na qual as atividades eram predominantemente voltadas para o campo, com apenas quatro funcionários a Menegotti produzia machados, enxadas, foices e fazia conserto de carroças.

1950

Em apenas dez anos, a ferraria Erwino Menegotti já havia triplicado suas instalações e diversificado sua produção. Atenta às necessidades da cidade, a Menegotti passou também a produzir implementos agrícolas, roçadeiras, secadores e resfriadores de arroz, sendo, já naquela época, reconhecida pela qualidade de seus produtos sob a marca “Aço Prata”.

1963

Em 1963, o seu primeiro forno de fundição entrou em atividade, possibilitando a fabricação de outros produtos como turbinas hidráulicas e a prensa para a fabricação de tubos de concreto.

1967

A divisão de betoneiras teve um grande incentivo da Menegotti com investimentos massivos. A linha de montagem foi altamente qualificada e equipada para, em 1967, produzir a primeira betoneira Menegotti. Este produto levou a empresa à liderança deste mercado no Brasil e na América Latina.

1980

O ideal dos tempos da fundação era uma realidade em 1980, apesar da grande concorrência. Com o falecimento de seu fundador, em 27 de dezembro de 1983, aos setenta e três anos, Sigolf Schünke e a sua esposa, Cacilda Menegotti Schünke, assumem a direção da empresa.

1988

No ano de 1988, no Município de Schroeder, em Santa Catarina, as atividades da divisão de Fundição da Menegotti tiveram continuidade em um parque fabril moderno e com tecnologia de ponta. Peças de ferro fundido cinzento, nodular e branco já eram produzidas sob padrões e normas internacionais.

1993

A Menegotti entra em uma nova era de visão estratégica e profissional. Em 1933 a diretoria, composta agora pela terceira geração, Eduardo Horn e Mércia Menegotti Ferreira Horn, implantaram os Círculos de Controle da Qualidade, assim como Projeto Águia composto pelo 5´S e o Programa de Sugestões Individuais. Ações voltadas para qualificação e estabelecimento da excelência do corpo funcional. Ainda nesse ano, estabelecesse-se o PPR – Plano de Participação de Resultados.

1995

O coroamento do ano em que a empresa completou 55 anos foi a participação na feira FEBRAL – Brasil e Alemanha de tecnologia para Mercosul em São Paulo.

1996

Primeira convenção dos líderes – uma prática até hoje que acontece na empresa a cada 3 meses para alinhamentos dos objetivos estratégicos, monitoramento dos resultado e planos de ação.

1999

A empresa volta seus olhos também para o próprio passado com a criação do Museu da Betoneira.

2003

O ano de 2003 foi marcado pela cisão do Grupo Menegotti, aonde a empresa Menegotti Indústrias Metalúrgicas, incorporou as empresas: Menegotti Máquinas para Construção e Menegotti Fundidos. Hoje, o Grupo Menegotti é formado por três unidades de negócio independentes: Menmaq: Menegotti Maquinas para Construção, MGT - Movimentação e MCC - Agro e Jardim; Menfund - Menegotti Fundição e Usinagem; e Unidade Menfer, Mfer - processamento de aço. Estas unidades são apoiadas por uma sólida estrutura corporativa que contempla: Financeiro, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.

2004

Em 2004 aconteceu o início da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, conquistando 3 anos depois a Certificação ISO 14001, a qual possui uma série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Ainda em 2006, a unidade Menfund conquistou a recomendação a Certificação ISO TS 16949:2002 e a recertificacao ISO 9001:2000.

2009

Novo galpão e aquisição de equipamentos, juntos a Unidade de Schroeder, na atual Fábrica II (Loramendi) iniciou sua operação, levando a empresa para outro patamar de entrega de toneladas produzidas (de 12.000 toneladas/ano para 25.000).

2010

Inauguração do CTM – Centro de Treinamento Menegotti na Unidade de Jaraguá do Sul, focado em ensinar e treinar pessoas na utilização, preventivo dos equipamentos voltados a contração civil, assim como se aproximar mais do mercado para acompanhamento de tendências e desejos de quem entende de obra.

2012

Ano da Inauguração do Espaço Gourmet - Restaurante na Unidade Menfund. Nesse mesmo ano, aconteceram diversos lançamentos de produtos na empresa, os quais estariam sendo direcionados a um público diferente do sua das empresas: Torres de Iluminação, Projetores de Argamassa e Dumper.

2013

Participação da Menegotti Máquinas na Feira Bauma 2013, em Munique, Alemanha.

2014

No ano de 2014, a empresa inauguração da Fábrica III em Schroeder a qual seria destinada para processo de usinagem, e nesse mesmo ano realizou a aquisição Linha de Moldagem Vick, o qual elevaria ainda mais a produtividade da empresa na questão de produtos fundidos.

2016

Foi a partir dessa data, que Pauline Menegotti Horn, representando a quarta geração da família é convidada pelo Conselho de Administração da Empresa a assumir a presidência do Grupo e a diretoria da Menegotti Máquinas para Construção – em Jaraguá do Sul, e Menegotti Processamento de Aço – em Corupá.

2017

O ano de 2017 foi um ano de grandes mudanças e adequações. A estrutura da empresa foi reduzida e alterada, processos foram revistos e simplificados. Nesse ano, a empresa possuía em atividade cinco unidades sendo três fabris e duas de distribuição e montagem, duas das mesmas (Schroeder – Mentec / e em Recife) foram encerradas. O alto endividamento do país e a crise política que enfrentou e enfrenta, levou a empresa o buscar a repensar na estratégia, em seus mercados de atuação e focar no desenvolvimento de produtos para Mercado Externo.

2018

Já em 2018, a empresa inicia o ano com a Campanha de Endomarketing “Vamos fazer história mais uma vez” e através dessa mensagem, da transparência adotada junto a sua equipe e da recuperação da esperança de dias melhores, o Grupo Menegotti realiza importantíssimas conquistas. A unidade de Fundição e Usinagem, em Schroeder, conquista Certificação IATF 16949:2016 e no segundo semestre atinge indicador de excelência na entrega de pedidos, sendo 99% atendidos dentro do prazo acordado com cliente. Já a Menegotti Máquinas para Construção abre sua primeira Unidade Internacional. Com planos de expansão e de rápida recuperação de rentabilidade, a Unidade nos Estados Unidos, em Atlanta, Menegotti North América, leva o Grupo Menegotti a ser agora uma empresa multinacional. Ainda nesse ano, a empresa opta por estrategicamente reorganizar suas Unidades, criar novas marcas a fim de fortalecer outras linhas de produto e dar maior entendimento aos seus canais de atuação sobre seus produtos. Nasce então: MGT – Movimentação e MCC – Agro e Jardim, dentro da Unidade Menmaq.

2020

O Grupo Menegotti comemora seu 80º aniversário como uma empresa líder de construção leve na América do Sul e se diferencia em possuir uma Fundição Sustentável. Pauline, CEO destaca: "O espírito inovador do meu bisavô, nosso fundador, Sr. Erwino - que há 80 anos trabalhava para fazer o nosso primeiro produto - está vivo nas gerações de nosso pessoal que continuam a oferecer soluções antes impensadas. Nossa longevidade é um crédito para nossos colaboradores, parceiros de negócios e clientes cuja dedicação à marca é absolutamente essencial para o nosso sucesso."