Mais de 80 anos de história, construindo o futuro.

O Grupo Menegotti é reconhecido pela qualidade em tudo o que faz. São oito décadas de história, transformando desafios em soluções para clientes e consumidores.

Uma companhia brasileira, que está na quarta geração de uma gestão familiar consistente, vitoriosa e profissionalizada. Com capital 100% brasileiro, ao longo de sua trajetória ampliou sua estrutura e diversificou seus produtos, focando os negócios em dois ramos distintos: construção e agrícola.

Assista ao vídeo institucional, conheça o Grupo Menegotti e as pessoas que participam dessa trajetória de sucesso.

Diretoria do Grupo Menegotti

Pauline Menegotti Horn - CEO
Pauline Menegotti Horn CEO
Claudinei Ribeiro - Diretor Comercial
Claudinei Ribeiro Diretor Comercial
Leandro Ivannir Timm - Diretor Administrativo/Financeiro
Leandro Ivannir Timm Diretor Administrativo/Financeiro
Fábio Lopes Rosa - Diretor de Operações
Fábio Lopes Rosa Diretor de Operações
Thiago Sandrini Leite - Diretor de Exportação
Thiago Sandrini Leite Diretor de Exportação

Pilares Estratégicos da Gestão Menegotti.

De forma alinhada nos preceitos de gestão estratégica e cultura organizacional, possui uma estrutura corporativa de apoio as suas 4 unidades e 400 colaboradores.

Ao longo de sua história, a marca Menegotti conquistou posição de destaque pela qualidade e seriedade na realização dos seus negócios.

Com uma cultura de administração participativa descentralizada, a qual é fundamentada em cinco grandes perspectivas: Resultado, Processo, Mercado, Pessoas e Socioambiental, cujo atingimento das metas estabelecidas é acompanhado mensalmente por todos os colaboradores, a empresa consegue engajar a equipe criando um clima positivo que se reverte na qualidade internacionalmente conhecida.

Pilares Estratégicos da Gestão Menegotti.

Visão

Ser líder na América Latina no fornecimento e fabricação de produtos de qualidade e competitivos, em nossas linhas.

Missão

Fornecer de forma sustentável produtos e serviços para o mercado com o compromisso de aumentar a produtividade, a segurança e a rentabilidade de nossos clientes.

Princípios

  • Orientar nossas ações pelas expectativas dos clientes;
  • Ter atitude vencedora;
  • Buscar fortemente os resultados;
  • Valorizar o ser humano;
  • Ser ético;
  • Inovar;
  • Crescer sustentavelmente.

Linha do Tempo

1ª GERAÇÃO

1940 | 1980

Fundação.

Começando com a produção de machados e ferraduras para cavalo, evoluiu para a primeira betoneira Menegotti.

2ª GERAÇÃO

1980 | 1990

Uma nova era.

Um caminho para a internacionalização.

3ª GERAÇÃO

1990 | 2010

Profissionalização da gestão.

Consolidada presença em mais de 40 países.

4ª GERAÇÃO

2010 | ATUAL

Período de alta expansão internacional e de diversificação de portfólio.

Clique nas datas abaixo e acompanhe os
detalhes da trajetória do Grupo Menegotti.

1940
1950
1963
1967
1980
1988
1993
1995
1996
1999
2003
2004
2009
2010
2012
2013
2014
2016
2017
2018
2020
1940

Início: O casal formado pela Sra. Maria Kanzler Menegotti e o Sr. Erwino Menegotti abraçou o sonho da criação de seu próprio negócio. Em uma época na qual as atividades eram predominantemente voltadas para o campo, com apenas quatro funcionários a Menegotti produzia machados, enxadas, foices e fazia conserto de carroças.

1950

Em apenas dez anos, a ferraria Erwino Menegotti já havia triplicado suas instalações e diversificado sua produção. Atenta às necessidades da cidade, a Menegotti passou também a produzir implementos agrícolas, roçadeiras, secadores e resfriadores de arroz, sendo, já naquela época, reconhecida pela qualidade de seus produtos sob a marca “Aço Prata”.

1963

Em 1963, o seu primeiro forno de fundição entrou em atividade, possibilitando a fabricação de outros produtos como turbinas hidráulicas e a prensa para a fabricação de tubos de concreto.

1967

A divisão de betoneiras teve um grande incentivo da Menegotti com investimentos massivos. A linha de montagem foi altamente qualificada e equipada para, em 1967, produzir a primeira betoneira Menegotti. Este produto levou a empresa à liderança deste mercado no Brasil e na América Latina.

1980

O ideal dos tempos da fundação era uma realidade em 1980, apesar da grande concorrência. Com o falecimento de seu fundador, em 27 de dezembro de 1983, aos setenta e três anos, Sigolf Schünke e a sua esposa, Cacilda Menegotti Schünke, assumem a direção da empresa.

1988

No ano de 1988, no Município de Schroeder, em Santa Catarina, as atividades da divisão de Fundição da Menegotti tiveram continuidade em um parque fabril moderno e com tecnologia de ponta. Peças de ferro fundido cinzento, nodular e branco já eram produzidas sob padrões e normas internacionais.

1993

A Menegotti entra em uma nova era de visão estratégica e profissional. Em 1993 a diretoria, composta agora pela terceira geração, Eduardo Horn e Mércia Menegotti Ferreira Horn, implantaram os Círculos de Controle da Qualidade, assim como Projeto Águia composto pelo 5´S e o Programa de Sugestões Individuais. Ações voltadas para qualificação e estabelecimento da excelência do corpo funcional. Ainda nesse ano, estabelecesse-se o PPR – Plano de Participação de Resultados.

1995

O coroamento do ano em que a empresa completou 55 anos foi a participação na feira FEBRAL – Brasil e Alemanha de tecnologia para Mercosul em São Paulo.

1996

Primeira convenção dos líderes – uma prática até hoje que acontece na empresa a cada 3 meses para alinhamentos dos objetivos estratégicos, monitoramento dos resultado e planos de ação.

1999

A empresa volta seus olhos também para o próprio passado com a criação do Museu da Betoneira.

2003

O ano de 2003 foi marcado pela cisão do Grupo Menegotti, aonde a empresa Menegotti Indústrias Metalúrgicas, incorporou as empresas: Menegotti Máquinas para Construção e Menegotti Fundidos. Hoje, o Grupo Menegotti é formado por três unidades de negócio independentes: Menmaq: Menegotti Maquinas para Construção, MGT - Movimentação e MCC - Agro e Jardim; Menfund - Menegotti Fundição e Usinagem; e Unidade Menfer, Mfer - processamento de aço. Estas unidades são apoiadas por uma sólida estrutura corporativa que contempla: Financeiro, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.

2004

Em 2004 aconteceu o início da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, conquistando 3 anos depois a Certificação ISO 14001, a qual possui uma série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Ainda em 2006, a unidade Menfund conquistou a recomendação a Certificação ISO TS 16949:2002 e a recertificacao ISO 9001:2000.

2009

Novo galpão e aquisição de equipamentos, juntos a Unidade de Schroeder, na atual Fábrica II (Loramendi) iniciou sua operação, levando a empresa para outro patamar de entrega de toneladas produzidas (de 12.000 toneladas/ano para 25.000).

2010

Inauguração do CTM – Centro de Treinamento Menegotti na Unidade de Jaraguá do Sul, focado em ensinar e treinar pessoas na utilização, preventivo dos equipamentos voltados a contração civil, assim como se aproximar mais do mercado para acompanhamento de tendências e desejos de quem entende de obra.

2012

Ano da Inauguração do Espaço Gourmet - Restaurante na Unidade Menfund. Nesse mesmo ano, aconteceram diversos lançamentos de produtos na empresa, os quais estariam sendo direcionados a um público diferente do sua das empresas: Torres de Iluminação, Projetores de Argamassa e Dumper.

2013

Participação da Menegotti Máquinas na Feira Bauma 2013, em Munique, Alemanha.

2014

No ano de 2014, a empresa inauguração da Fábrica III em Schroeder a qual seria destinada para processo de usinagem, e nesse mesmo ano realizou a aquisição Linha de Moldagem Vick, o qual elevaria ainda mais a produtividade da empresa na questão de produtos fundidos.

2016

Foi a partir dessa data, que Pauline Menegotti Horn, representando a quarta geração da família é convidada pelo Conselho de Administração da Empresa a assumir a presidência do Grupo e a diretoria da Menegotti Máquinas para Construção – em Jaraguá do Sul, e Menegotti Processamento de Aço – em Corupá.

2017

O ano de 2017 foi um ano de grandes mudanças e adequações. A estrutura da empresa foi reduzida e alterada, processos foram revistos e simplificados. Nesse ano, a empresa possuía em atividade cinco unidades sendo três fabris e duas de distribuição e montagem, duas das mesmas (Schroeder – Mentec / e em Recife) foram encerradas. O alto endividamento do país e a crise política que enfrentou e enfrenta, levou a empresa o buscar a repensar na estratégia, em seus mercados de atuação e focar no desenvolvimento de produtos para Mercado Externo.

2018

Já em 2018, a empresa inicia o ano com a Campanha de Endomarketing “Vamos fazer história mais uma vez” e através dessa mensagem, da transparência adotada junto a sua equipe e da recuperação da esperança de dias melhores, o Grupo Menegotti realiza importantíssimas conquistas.

2020

O Grupo Menegotti comemora seu 80º aniversário como uma empresa líder de construção leve na América do Sul e se diferencia em possuir uma Fundição Sustentável.

Betti