Como Escolher o Equipamento Ideal para Compactação de Solo?

Compactação é a base de qualquer projeto.

Quem entende de obra sabe que para ter um bom preparo e terraplanagem de um terreno é fundamental entender o tipo de solo que está trabalhando, para garantir os melhores equipamentos de compactação. Afinal uma boa compactação exige o equipamento certo. A operação quando aplicada no solo aumenta consideravelmente sua capacidade, resistência mecânica e durabilidade, pois faz com que os grãos fiquem conectados e reduz o índice de vazios, através da expulsão de ar dos poros.

Quando o solo não é devidamente compactado o excesso de água e ar presente no mesmo, provoca o afastamento dos grãos e por conseguinte diminui sua densidade, provocando uma série de patologias, como o recalque, a edificação sofre rebaixamento, gerando fissuras, trincas e rachaduras.

Devido a esses fatores, a Menegotti entende a importância da escolha do equipamento ideal e por isso recomenda o uso de compactadores de percussão em solos siltosos ou argilosos e placas vibratórias para solos arenosos, com agregado graúdo (brita) ou para pavimentações. Escolha o equipamento e a técnica certa para o trabalho.